quinta-feira, 10 de junho de 2010

Talvez a cultura, talvez a falta de algo melhor, mas o que sei é que desde que me entendo por gente o futebol bate forte no meu coração. Quando criança só lembro de ver aqueles caras fazendo belas jogadas e gols maravilhosos, e os uniformes também, sempre achei de uma beleza ímpar. Mas o que sempre me chamou a atenção eram aquelas pessoas que praticamente passavam despercebidas, aqueles que estavam sempre ali e toda vez que a bola alcançava as redes elas explodiam em um misto de emoção, alegria, satisfação e orgulho, aquele era um momento de esquecer todos os problemas, se tornar intocável. Sempre achei aquilo mágico, como um simples esporte poderia trazer uma situação de alegria tão enorme para uma pessoa? bom hoje sei bem que sentimento é esse, e mesmo assim a cada gol ainda me arrepio.
Para aqueles que são como eu devem estar muito ansiosos, já que chegou a hora do mais importante campeonato de futebol do planeta, a hora de torcer por suas nações. A hora em que todos se juntam por um objetivo, mesmo aqueles que não vão muito com a cara do futebol. Por algum tempo momento achei que futebol era tratado de uma forma que não devia ser, que as pessoas levavam muito a sério, mas descobri com essa copa na África do Sul, que o futebol tem um poder muito maior do que eu imaginei e maior do que muitas políticas. O poder de unir as pessoas por um objetivo em comum de fazer um país extremamente dividido pelo apartide que até hoje deixou suas secuelas entre negros e brancos que há tanta disparidade entre pobres e ricos, entre negros e brancos, entre rugby, esporte tipicamente de brancos na África e futebol, esporte mais famoso entre os negros. Mas a impressão que dá é que não só o povo Sul Africano está unido como toda a Africa.
Até mesmo os jogos vão ser de arrepiar as nações, Ingleses e Americanos travando uma batalha pra Africano ver, Norte Coreanos e seus regimes fechados enfrentados os já conhecidos e festeiros Brasileiro. E como não falar dos Bafana Bafana que não tem um bom time, mas tem a mais bela torcida que já vi em toda minha vida, eles que enfrentaram os Franceses que tanto já exploraram as culturas de seu continente, desta vez é a vez da seleção da casa explorar a defesa Francesa. Sem dúvida a copa será um espetáculo para nos deixar de boca aberta. que venha a copa, já esperei demais

Ah, mas não vão esquecer dos nossos políticos meus caros amigos, no fim isso que mais importa.

2 comentários:

  1. Ahaaaaaa, e a paixão latente por futebol queima dentro da gente.
    É sempre lindo ver as jogadas, as defesas, os gols e mais lindo ainda ver a torcida eufórica.
    Sempre quis estar no meio dela, mas infelizmente nunca pude.
    Então faço minha gritaria em casa; E aew Ronynho, quer fazer torcida aqui também? =*

    ResponderExcluir
  2. A paixão pelo futebol deveria ser um orgulho mundial. Perceba que sempre pode se ver um anti-futebol reclamando, principalmente durante as copas do mundo, do desinteresse da população por outros assuntos. Mas o fato é que se a água não chega ao Nordeste e a comida não chega à África, a alegria chega em qualquer lugar onde exista uma bola.
    Certas coisas não podem ser evitadas em grande escala e certas coisas simplesmente são dignas de gritos e lágrimas.

    ResponderExcluir